lundi, octobre 03, 2005

Reflexões e segunda-feira

Eu sei, eu sei... Refletir na segunda-feira é quase sacrilégio. Oremos, ops, tentemos.

***

E na segunda-feira, o relógio urra em vossa orelha, triunfante! Prova cabal da vitória da necessidade sobre o prazer.

***

Juiz ladrão?! O Brasil tá ficando óbvio mesmo. Quase chato.

***

A vantagem do metrô lotado é que a gente pode apoiar o jornal nas costas do vizinho logo à frente, o que permite uma maior adequação ergonômica e, conseqüentemente, maior aproveitamento de leitura.

***

A sociedade civilizada ocidental foi arquitetada a partir da supremacia da razão sobre o instinto, do dever sobre a vontade. Há quem se orgulhe disso, mas, no pé em que estamos, deveríamos começar a pensar em fazer a coisa de outro jeito.

***

Sábado à tarde, atarantado com trabalhos, depois de uma semana cheia, procuro, para relaxar, chamar a atenção de meu cachorro. “Droop, venha cá!”. Ao que, suntuosa e gordamente, como um sultão que rejeita um criado, ele rola sobre o piso do quintal e exibe sua barriga adiposa e peluda ao sol, como a recarregar as energias. Toda a cena, claro, com o “Hunff”, típico dos cachorros, e com os olhos devidamente cerrados, como se dissesse: “Só faço o que quero, bobão...”

***

Ou seja, se apesar de irracional, meu cachorro é mais feliz do que eu, alguma coisa está muito errada.

***

Porém, no mundo há apenas alguns poucos estranhos, como eu. A maioria se diz satisfeita pelo fato de o chefe explorar pouco e pela praticidade de encontrar o clipe próximo ao fichário, na mesa de trabalho.

***

... ah, sem esquecer das vezes na semana em que o fulano consegue sentar no metrô, motivo de êxtase inconteste.
***

Até o fim da vida, mudo meu endereço para algum hospital psiquiátrico. No diagnóstico, constará: “...acredita no bem comum e é leitor de poesia...”

***
Para não dizer que não falei de flores:

2 Comments:

Blogger Sérgio said...

Sou fã das suas reflexões. O que você acha dum plano conjunto de livro?

9:12 AM  
Blogger Jeferson Ferreira said...

... só se for agora, mas tem q ser algo num estilo fragmentado, desesperado e caótico!

10:11 AM  

Enregistrer un commentaire

<< Home